Notícias

VÍDEO: Irara branca rara é vista no Parque Estadual da Pedra Selada, em Visconde de Mauá

Registro foi feito por uma moradora da região. Animal com a mutação genética possui pouquíssimos casos de aparição no Brasil. Irara Branca rara é vista no Parque Estadual da Pedra Selada, em Visconde de Mauá
Uma irara branca foi vista no Parque Estadual da Pedra Selada, na região de Visconde de Mauá, em Resende (RJ). O animal com a mutação genética possui pouquíssimos casos de aparição no Brasil.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
O registro foi feito pela meliponicultora e moradora da região, Carla Belinger. No vídeo acima é possível ver o animal sozinho escalando uma árvore.
Segundo a unidade de conservação, a coloração indica que a irara pode ter nascido albina ou desenvolvido uma mutação genética que resultou na pelagem branca, já que o pelo castanho-acinzentado é uma característica comum da espécie.
Para o Gerente de Fauna do Instituto Nacional do Ambiente (Inea), Marco Gonçalves, o registro é algo importante.
”É um animal bastante discreto, difícil de ser visualizado, e, apesar de ocorrer em toda a América do Sul, ainda há muitas lacunas de informação em relação ao comportamento e à ocorrência desse animal no Estado do Rio de Janeiro”, disse Marco.
O mamífero, também chamado de papa-mel ou papa-melão, se alimenta principalmente de pequenos roedores, cana-de-açúcar, frutas e mel, o que explica um de seus nomes populares
O Parque Estadual da Pedra Selada
Parque Estadual da Pedra Selada, em Resende
PMR/Divulgação
Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com mais de 8 mil hectares, o Parque Estadual da Pedra Selada foi criado em 2012, através de um decreto do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e abrange os municípios de Itatiaia (RJ) e Resende(RJ).
A área contém uma das maiores cadeias de montanhas do sudeste brasileiro e tem como principal objetivo proteger e preservar populações de animais e plantas nativas, além de servir como refúgio para espécies migratórias, raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas.
A unidade de preservação oferece diversas atrações, como o Hotel de Abelhas Solitárias, um jardim de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), uma exposição permanente de animais taxidermizados e a trilha do Bosque do Visconde, entre outras.
O parque promove atividades de educação ambiental e tem entrada gratuita, funcionando diariamente, das 8h às 17h. A sede do parque fica na Avenida Presidente Wenceslau Braz, 200, na Vila de Visconde de Mauá, em Resende (RJ).
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Anunciantes
[woowgallery id="998"]
Últimas Notícias
Fotos
[woowgallery id="993"]
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?