Morre Sir Bobby Charlton, ídolo do Manchester United e da Inglaterra

139 min read
Morre Sir Bobby Charlton, ídolo do Manchester United e da Inglaterra

Campeão do mundo e Bola de Ouro em 1966, ex-meia era um dos maiores nomes do futebol inglês

Morreu neste sábado, aos 86 anos, o Sir Bobby Charlton, um dos maiores nomes do futebol inglês e mundial. Ídolo do Manchester United, ele foi campeão do mundo em 1966, no único título mundial da Inglaterra. O anúncio da morte foi feito pela família, em comunicado.

“É com grande tristeza que partilhamos a notícia de que Sir Bobby faleceu pacificamente nas primeiras horas da manhã de sábado. Ele estava cercado por sua família”, diz a nota.

– Sua família gostaria de agradecer a todos que contribuíram para seu cuidado e às muitas pessoas que o amaram e apoiaram. Solicitamos que a privacidade da família seja respeitada neste momento.

Ex-meio-campista, Bobby Charlton passou a maior parte de sua carreira profissional no Manchester United. Ele fez 249 gols em 758 jogos pelo clube, ganhou três títulos do Campeonato Inglês, uma Copa dos Campeões da Europa (atual Champions) e uma Copa da Inglaterra em 17 anos em Old Trafford.

Sir Bobby Charlton:
249 gols em 758 jogos no United
49 gols em 106 jogos na Inglaterra
4x Campeonato Inglês
1x Copa dos Campeões Europeus
1x Copa do Mundo
1x Bola de Ouro

Em 2020, o ex-jogador foi diagnosticado com demência. Seu irmão mais velho e também ídolo do futebol inglês, Jack Charlton, morreu naquele ano após sofrer com o mesmo problema e lutar por anos contra um linfoma.

Arquibancada Sir Bobby Charlton, em Old Trafford, estádio do Manchester United — Foto: Alex Livesey/Getty Images

Charlton é nome de uma das arquibancadas do estádio e tem uma estátua nos arredores da casa do Manchester United. O ídolo foi um dos sobreviventes do desastre aéreo de Munique, quando oito jogadores de futebol do clube estavam entre as 23 pessoas mortas na queda do avião na Alemanha, em fevereiro de 1958.

O United se manifestou sobre a perda de um dos seus maiores nomes da história.

“O Manchester United está de luto pelo falecimento de Sir Bobby Charlton, um dos maiores e mais queridos jogadores da história do nosso clube”, diz o clube.

– Sir Bobby foi um herói para milhões de pessoas, não apenas em Manchester ou no Reino Unido, mas em todos os lugares do mundo onde o futebol é jogado. Ele era admirado tanto por seu espírito esportivo e integridade quanto por suas excelentes qualidades como jogador de futebol; Sir Bobby sempre será lembrado como um gigante do jogo.

Torcedores do Manchester United levam flores à frente da estátua de Bobby Charlton (direita do trio) no estádio Old Trafford — Foto: AFP

Bobby Charlton atuou em todos os minutos da campanha da Inglaterra no título mundial de 1966, com três gols, dois deles na semifinal contra Portugal. Sua morte deixa Geoff Hurst, autor de três gols na decisão daquele ano contra a Alemanha, como único inglês campeão de uma Copa do Mundo ainda vivo.

O ídolo inglês tinha ótima relação e era reverenciado por outro ícone do futebol mundial, o Rei Pelé. Charlton ainda esteve nas Copas de 1958, 1962 e 1970. Ele era o maior artilheiro da seleção da Inglaterra até setembro de 2015. Atualmente, é o terceiro, com 49 gols, atrás de Kane (61) e Rooney (53) .

Pelé e Bobby Charlton: os dois ídolos do futebol mundial eram amigos — Foto: Allsport UK/Getty Images

Bobby Charlton foi Bola de Ouro de 1966 e segundo colocado nas duas edições seguintes. Charlton é um dos nove jogadores a ganhar a Bola de Ouro, Champions League e a Copa do Mundo, ao lado de Franz Beckenbauer, Gerd Müller, Paolo Rossi, Zinedine Zidane, Rivaldo, Ronaldinho, Kaká e, por último, Lionel Messi.

A Premier League e vários clubes da Inglaterra e do mundo se manifestaram após a morte da lenda inglesa. Um emocionante minuto de silêncio marcou a homenagem do Manchester United antes de jogo com o Sheffield United, neste sábado.

O ídolo inglês deixa a esposa, Lady Norma, as filhas Suzanne e Andrea, e três netos.

Saber Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *